Sobre a Câmara

Seja bem-vindo(a) ao site da CCBRALUX Paraná .

Aqui você encontra informações sobre a primeira Câmara de Comércio entre o Brasil e o Luxemburgo criada no país.

Luxemburgo é um Grão-Ducado que, mesmo com pouca extensão territorial, fica situado de maneira estratégica no coração da Europa Central. O país divide suas fronteiras com a Alemanha, a França e a Bélgica, sedia o tribunal de Justiça da União Europeia e tem parte considerável de sua economia baseada no mercado de capitais. Por esse motivo, Luxemburgo se tornou um importante centro financeiro com grande concentração de bancos e de grandes escritórios de consultoria em negócios. A posição geográfica favorável também contribui para as atividades de logística de distribuição de bens. Não por coincidência, as maiores corporações do mercado global estão instaladas no país.

Em 2018, como um sinal concreto de interesse na intensificação das relações com o Brasil, ocorreu a inauguração da Embaixada de Luxemburgo em Brasília, DF, ao mesmo tempo que a procura pela cidadania luxemburguesa para aqueles que, em sua genealogia, tinham ancestrais originários do Grão-Ducado, aumentou significativamente. Esses dois fatores agitaram as relações entre ambos os países, aumentando, por consequência, a possibilidade de construção desta ponte diplomática, comercial e cultural. A aproximação entre Brasil e Luxemburgo, no âmbito dos negócios, é a missão da CCBRALUX Paraná .

Vale destacar que a iniciativa de estabelecer uma Câmara de Comércio bilateral surgiu de brasileiros residentes em Luxemburgo, os fundadores e fundadoras da CCBRALUX Luxemburgo. Sequencialmente, no dia 15 de julho de 2019, um grupo de empresários e outros profissionais brasileiros voluntários, que reconheceu o valor da iniciativa, fundou a CCBRALUX Paraná tendo como Associada Especial a CCBRALUX Luxemburgo.

Trabalhamos em intensa colaboração e sintonia com a   CCBRALUX Luxemburgo, de forma a aproveitar as potencialidades dos dois países e, principalmente, a disponibilidade de trabalho voluntário e competente dos associados atuantes em ambas as  Câmaras.

Em nosso site você irá perceber que nos dispusemos a trabalhar em Comitês Temáticos. Como parte da gestão da Câmara, esses Comitês constituem grupos a partir dos quais pretendemos que nossos associados se organizem e contribuam com ideias, proposições, críticas e sugestões. Uma vez elaboradas, as propostas serão encaminhadas ao Conselho de Administração da CCBRALUX Paraná, que já conta para assessorar esses Comitês Temáticos com uma Coordenação Geral de apoio e colaboração. Após, de forma institucional, o diálogo a respeito dos temas desenvolvidos será estabelecido no âmbito dos dois países junto aos órgãos competentes.

A CCBRALUX Paraná se propõe a garantir a mais ampla participação dos associados, estabelecer a mais democrática recepção das ideias e opiniões e conseguir o melhor resultado possível para atingirmos os nossos objetivos destacados no perfil institucional da Cãmara localizado neste site.

Juntos é que faremos a diferença.

Seja bem-vindo, seja bem-vinda!

Conquiste novos horizontes para seu negócio

Menu